12º OFICINA DE ARTES: SANTOS NA TÁBUA

Este exercício teve como objetivos Conhecer as características da madeira e técnicas de trabalho; Tomar consciência da Arte como inovação e convenção – iconicidade e comunicação e ter consciência da representação enquanto necessidade e objeto de expressão.

Os Santos e sua iconografia

Desde os primeiros anos da nossa era, que a Igreja Católica recorre a símbolos como forma de transmitir histórias, particularmente a história dos santos. Estas histórias tinham como objetivo difundir a fé e tornar a religião acessível a todos. Muitos santos foram tradicionalmente representados através de gravuras ou outros meios por símbolos ou ícones relacionados com as suas vidas.

Partindo deste pressuposto, os alunos foram desafiados a escolher um santo da tradição cristã e estudar a sua iconografia e principais características a fim de desenvolverem uma representação simplificada desse santo através de uma construção com recurso a tábuas de madeira.