Badmington

A origem do Badminton remonta há mais de dois mil anos. Tudo indica que terá evoluído do jogo “battledoree volante”, jogado na Grécia Antiga, na Índia e também na China.

Desde a Idade Média que em Inglaterra se jogava um jogo infantil conhecido como Battledores and Shuttlecocks, em que as crianças usavam uma raquete (Battlepad), semelhante à actual raquete de Ténis de Mesa, para manter no ar uma peteca (Shuttlecock). Os participantes colaboravam entre si para manter a peteca no ar o maior tempo possível.

A versão competitiva do jogo surgiu na Índia no século XIX, onde era chamado de Poona. Soldados do exército inglês interessaram-se e levaram a novidade para a Inglaterra em 1870.

O nome actual foi adoptado na década de 1860, com origem na Badminton House, a residência campestre do Duque de Beaufort em Gloucestershire na Inglaterra. Os convidados do Duque divertiam-se em bater uma peteca de um lado para o outro, com uma raquete, por cima de uma rede. A partir de então passou a ser conhecido como “o jogo de Badminton”. O jogo continuou a ser praticado com as regras trazidas da Índia até 1887, quando um grupo de jogadores decidiu fundar um clube e ajustar as regras de hoje em dia.

Apesar do campo de Badminton ser menor que o do Ténis, a distância percorrida por um jogador de Badminton pode ser muito maior. Neste desporto, a força, a velocidade, a agilidade, os reflexos e a resistência são essenciais.

Equipamento:

Equipamento do Colégio (calças de fato de treino ou calções e t-shirt) e ténis;

Na fase de iniciação os alunos utilizam as raquetes do Colégio;

Nas fases de aperfeiçoamento e competição aconselha-se os alunos a terem raquetes próprias.

Destinatários:

Todos os alunos desde o 4ºano (feminino / masculino)

Existem vários grupos de acordo com a experiência do praticante e o seu objetivo na modalidade.

Links relacionados:

Federação Portuguesa de Badminton

Federação Internacional de Badminton