Voleibol

É um desporto coletivo sem contacto praticado em pavilhão, num campo dividido por uma rede, com duas equipas de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer com que uma equipa consiga o envio regulamentar da bola, por cima da rede, para cair no campo adversário, procurando simultaneamente que a mesma caia no seu próprio terreno.

O voleibol foi criado em 1895 por um professor de Educação Física, William Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan era criar um desporto de equipas, suave e motivante, sem contacto físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara-de-ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de Volleyball.

Durante as duas Grandes Guerras, os soldados americanos, ao praticarem nas horas vagas essa nova modalidade, contribuiriam para a divulgação do voleibol, quer na Ásia quer na Europa.

O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Esta modalidade vai ultrapassar fronteiras e ocupar espaços abertos, como se pode constatar no caso dos torneios internacionais de Voleibol de Praia, fazendo aumentar imenso o número de praticantes.

A formação das competências básicas do Voleibol também é proposta desde o 1. ° Ciclo, pois exige uma fase de introdução prolongada para viabilizar o jogo com características formais e técnicas. Por outro lado, apresenta um grande potencial de desenvolvimento global, pela habilidade de posicionamento para adaptação às trajetórias da bola e pelo próprio deslocamento sem controlo visual do solo, sendo também de referir a exigência de repulsão da bola característica desta matéria, que nas suas variantes técnicas constitui um excelente meio de aperfeiçoamento do controlo motor e da deliberação tática.

Equipamento:

Equipamento do Colégio (calças de fato de treino ou calções e t-shirt) e ténis;

 

Links relacionados:

Federação Portuguesa de Voleibol

Federação Internacional de Voleibol