Comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança e do Dia Nacional do Pijama

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança e do Dia Nacional do Pijama

No dia 20 de novembro, os alunos do 10º4A tiveram a oportunidade de assinalar a Comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança sensibilizando os alunos da Pré 5 A para os seus direitos.
A origem deste dia surge a 20 de novembro de 1959, quando se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e só a 20 de novembro de 1989 se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.
Em Portugal realizam-se atividades solidárias, como é o exemplo do Dia Nacional do Pijama, em que as crianças até aos 10 anos vão de pijama para a escola, relembrando o direito de todas as crianças terem um lar, uma família e a proteção da sociedade.
Atualmente, em Portugal, apenas 3% das crianças que vivem separadas dos seus pais biológicos têm a oportunidade de ter uma família que os acolha, por isso é que dão tanto valor a este direito.
A turma do 104ºA, ao saber deste dia e dos seus valores, quis participar nesta iniciativa, indo de pijama para a escola e desenvolvendo uma atividade com os mais pequenos da pré acerca dos direitos das crianças. No final, distribuíram alguns desenhos elaborados em conjunto com o 10º4B, para os mais novos poderem colorir.

Este dia foi sensacional e repleto de emoções positivas, pois foi muito enriquecedor estar com os mais novos, ouvir e aprender também com eles, porque têm sempre uma perspetiva diferente das coisas – mais simples e direta, mas tão correta quanto a nossa.

Este foi um dia marcante para todos nós.

Madalena Chapelas – 10º4A