O Quadro de Valor Jerónimo Usera tem como objetivo promover um crescimento harmonioso, dentro do espírito Useriano, humanista e cristão patente no Projeto Educativo do Colégio e reconhecer as aptidões e atitudes dos alunos que tenham evidenciado valor e excelência no domínio cognitivo, cultural, pessoal, social e desportivo.
A integração no Quadro de Valor é determinada através de um processo de nomeação promovido ao longo do ano letivo.
As nomeações efetuam-se no final dos primeiro e segundo períodos, podendo os mesmos alunos constar da lista de nomeados para o Quadro de Valor ao longo de todo o ano letivo ou apenas num dos referidos momentos, pretendendo-se, deste modo, reconhecer e incentivar nos alunos o esforço para se superarem cada vez mais, para conseguirem mais e melhor.
No final do terceiro período, são eleitos os alunos distinguidos em cada domínio, tendo em conta as nomeações anteriormente efetuadas. Aos alunos distinguidos é atribuído um diploma em cerimónia solene, a efetuar no mês de setembro do ano letivo seguinte.
Assim, o Quadro de Valor Jerónimo Usera distingue os alunos nos seguintes domínios:
Aproveitamento Escolar
2º Ciclo: 40 pontos (1º e 2º P) e 44 pontos (3º P)
3º Ciclo:
8º anos: 49 pontos (1º e 2º P) e 53 pontos (3ºP);
9º ano: 49 pontos
Secundário: 16,5 valores
Mérito Solidário – pela dedicação, empenho e exemplo na procura do bem do outro.
Mérito de Participação e/ou Iniciativa – pela qualidade da participação nas atividades organizadas pelo Colégio e/ou pela promoção de atividades culturais, recreativas ou outras.
Mérito Artístico e Criativo – pela produção artística de qualidade.
Mérito Desportivo – pela obtenção de prémios em representação do colégio, evidenciando espírito desportivo.
As nomeações e atribuições nos diferentes domínios do Quadro de Valor Jerónimo Usera baseiam-se na eleição feita pelos alunos de cada turma, professores e auxiliares de ação educativa, proporcionando momentos preciosos de reflexão em conjunto e de autoavaliação.
Todos os agentes educativos envolvidos com os alunos podem fazer propostas devidamente fundamentadas para o seu acesso ao Quadro de Valor, especificando os motivos, cabendo sempre ao Conselho de Turma fazer a sua análise e emitir a proposta final.
Nenhum aluno pode ser proposto para o Quadro de Valor, se tiver sido sujeito, nesse ano, a alguma medida disciplinar grave.
Aproveitamento Escolar 12º Ano
Aproveitamento Escolar 11º Ano