QUADRO DE VALOR JERÓNIMO USERA

quadro de valor

O Quadro de Valor Jerónimo Usera tem como objetivo promover um crescimento harmonioso, dentro do espírito Useriano, humanista e cristão patente no Projeto Educativo do Colégio e reconhecer as aptidões e atitudes dos alunos que tenham evidenciado valor e excelência no domínio cognitivo, cultural, pessoal, social e desportivo.

A integração no Quadro de Valor é determinada através de um processo de nomeação promovido ao longo do ano letivo.

As nomeações efetuam-se no final dos primeiro e segundo períodos, podendo os mesmos alunos constar da lista de nomeados para o Quadro de Valor ao longo de todo o ano letivo ou apenas num dos referidos momentos, pretendendo-se, deste modo, reconhecer e incentivar nos alunos o esforço para se superarem cada vez mais, para conseguirem mais e melhor.

No final do terceiro período, são eleitos os alunos distinguidos em cada domínio, tendo em conta as nomeações anteriormente efetuadas. Aos alunos distinguidos é atribuído um diploma em cerimónia solene, a efetuar no mês de setembro do ano letivo seguinte.

Assim, o Quadro de Valor Jerónimo Usera distingue os alunos nos seguintes domínios:

Aproveitamento Escolar

2º Ciclo: 40 pontos (1º e 2º P) e 44 pontos (3º P)

3º Ciclo: 7º/ 8º anos: 49 pontos (1º e 2º P) e 53 pontos (3ºP); 9º ano: 49 pontos

Secundário: 16,5 valores

Mérito Solidário – pela dedicação, empenho e exemplo na procura do bem do outro.

Mérito de Participação e/ou Iniciativa – pela qualidade da participação nas atividades organizadas pelo Colégio e/ou pela promoção de atividades culturais, recreativas ou outras.

Mérito Artístico e Criativo – pela produção artística de qualidade.

Mérito Desportivopela obtenção de prémios em representação do colégio, evidenciando espírito desportivo.

As nomeações e atribuições nos diferentes domínios do Quadro de Valor Jerónimo Usera baseiam-se na eleição feita pelos alunos de cada turma, professores e auxiliares de ação educativa, proporcionando momentos preciosos de reflexão em conjunto e de autoavaliação.

Todos os agentes educativos envolvidos com os alunos podem fazer propostas devidamente fundamentadas para o seu acesso ao Quadro de Valor, especificando os motivos, cabendo sempre ao Conselho de Turma fazer a sua análise e emitir a proposta final.

Nenhum aluno pode ser proposto para o Quadro de Valor, se tiver sido sujeito, nesse ano, a alguma medida disciplinar grave.

Ano Letivo 2017/2018

1º Período