QUADRO DE VALOR JERÓNIMO USERA

quadro de valor

O Quadro de Valor Jerónimo Usera tem como objetivo promover um crescimento harmonioso, dentro do espírito Useriano, humanista e cristão patente no Projeto Educativo do Colégio e reconhecer as aptidões e atitudes dos alunos que tenham evidenciado valor e excelência no domínio cognitivo, cultural, pessoal, social e desportivo.

A integração no Quadro de Valor é determinada através de um processo de nomeação promovido ao longo do ano letivo.

As nomeações efetuam-se no final dos primeiro e segundo períodos, podendo os mesmos alunos constar da lista de nomeados para o Quadro de Valor ao longo de todo o ano letivo ou apenas num dos referidos momentos, pretendendo-se, deste modo, reconhecer e incentivar nos alunos o esforço para se superarem cada vez mais, para conseguirem mais e melhor.

No final do terceiro período, são eleitos os alunos distinguidos em cada domínio, tendo em conta as nomeações anteriormente efetuadas. Aos alunos distinguidos é atribuído um diploma em cerimónia solene, a efetuar no mês de setembro do ano letivo seguinte.

Assim, o Quadro de Valor Jerónimo Usera distingue os alunos nos seguintes domínios:

Aproveitamento Escolar

2º Ciclo: 40 pontos (1º e 2º P) e 44 pontos (3º P)

3º Ciclo: 7º/ 8º anos: 49 pontos (1º e 2º P) e 53 pontos (3ºP); 9º ano: 49 pontos

Secundário: 16,5 valores

 

Mérito Solidário – pela dedicação, empenho e exemplo na procura do bem do outro.

 

Mérito de Participação e/ou Iniciativa – pela qualidade da participação nas atividades organizadas pelo Colégio e/ou pela promoção de atividades culturais, recreativas ou outras.

 

Mérito Artístico e Criativo – pela produção artística de qualidade.

 

Mérito Desportivopela obtenção de prémios em representação do colégio, evidenciando espírito desportivo.

 

As nomeações e atribuições nos diferentes domínios do Quadro de Valor Jerónimo Usera baseiam-se na eleição feita pelos alunos de cada turma, professores e auxiliares de ação educativa, proporcionando momentos preciosos de reflexão em conjunto e de autoavaliação.

Todos os agentes educativos envolvidos com os alunos podem fazer propostas devidamente fundamentadas para o seu acesso ao Quadro de Valor, especificando os motivos, cabendo sempre ao Conselho de Turma fazer a sua análise e emitir a proposta final.

Nenhum aluno pode ser proposto para o Quadro de Valor, se tiver sido sujeito, nesse ano, a alguma medida disciplinar grave.

Ano Letivo 2017/2018

1º Período

Aproveitamento Escolar 12º Ano

Aproveitamento Escolar 11º Ano

Aproveitamento Escolar 10º Ano

Aproveitamento Escolar 9º Ano

Aproveitamento Escolar 8º Ano

Aproveitamento Escolar 7º Ano

Aproveitamento Escolar 6º Ano

Aproveitamento Escolar 5º Ano