O 24 Inside|Outside

O 24 Inside|Outside

Decorreu nos dias 4 e 5 de outubro em Aveiro e envolveu alunos do Colégio Amor de Deus de Cascais e do Colégio Nossa Senhora de Lourdes do Porto, no âmbito da Pastoral Juvenil Amor de Deus

Esta atividade é destinada aos alunos do 9º ano de escolaridade, secundário e antigos alunos que se queiram juntar.

Porquê 24 Inside? É simples. O objetivo deste evento é ficar 24 horas em atividades de reflexão sobe o tema do ano, Chegar a BOM PORTO, rever as pessoas que fizeram o Caminho, em julho, e conviver. Mas… então não se dorme? Depende, aproveitamos cada minuto, cada segundo do tempo que estamos juntos a jogar um determinado jogo ou simplesmente a conversar.

Existem diversos estilos de momentos ao longo destas 24 horas. Existem momentos de jogos, momentos de grupo, momentos de reflexão, momentos mais descontraídos, outros mais sérios, momentos livres, momentos de convívio, enfim, existe um pouco de tudo!

Durante o dia, existe maioritariamente uma dinâmica de grupo. Previamente, os participantes são divididos em grupos, sendo que cada grupo inclui pessoas do Porto, de Cascais e das diferentes faixas etárias. Cada grupo tem também dois ou três monitores que são geralmente os alunos mais velhos e mais experientes.

As atividades são diferentes todos os anos, uma vez que este evento é organizado pela Pastoral do colégio responsável, que vai alternando. Geralmente a atividade decorre no Porto ou em Cascais, mas neste ano, a Pastoral do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, apostou em fazer um 24 Outside, e realizar a atividade em Aveiro. Foi um aspeto inovador que nos permitiu conhecer um local diferente e, consequentemente, algumas das suas culturas, costumes, monumentos e história.

Na minha opinião, este estilo de atividade é bastante importante para os jovens, porque nos são proporcionadas novas experiências, temos a oportunidade de conhecer pessoas e fazer novas amizades.

Trata-se de uma atividade inesquecível, na qual toda a gente deveria participar pelo menos uma vez.

Para mim, é também uma forma de me conectar antecipadamente com este grupo de pessoas, que muito provavelmente será também o grupo que irá realizar o Caminho de Santiago, em julho.

 

Beatriz Casado

(Aluna do 10º ano do Colégio do Amor de Deus)