Oração da Manhã: 02 de fevereiro de 2018

Oração da Manhã: 02 de fevereiro de 2018

Celebramos hoje, na Igreja, a apresentação de Jesus no templo de Jerusalém e a Purificação de Nossa Senhora.
A apresentação de Jesus no templo recorda o momento em que Maria e José levam o Menino Jesus ao Templo, oferecendo-o a Deus e ao serviço do povo, reconhecendo o presente maravilhoso da vida e desejam, de coração disponível, para que se faça, na vida do Menino Jesus, a vontade de Deus, seu Pai.

A festa da purificação de Nossa Senhora remete-nos para uma tradição da Lei de Moisés, segundo a qual, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim procederem ao ritual da purificação.

Esta festa é também conhecida como Nossa Senhora da Luz, das candeias. Uma vez que Maria apresenta no Templo de Jerusalém, a luz da humanidade que veio eliminar todos os sinais de trevas e de mal.
A luz da fé que terá de ser luz que ilumina, fogo que aquece… É luz e fogo para quem sabe apoiar os pequenos esforços… os pequenos progressos… para quem tem palavras de amizade, de estímulo. É luz e fogo para quantos se deixam iluminar pela beleza, pelo bem, pela verdade.