ORAÇÃO DA MANHÃ: 17 DE MAIO DE 2017

ORAÇÃO DA MANHÃ: 17 DE MAIO DE 2017

No dia em que celebramos o aniversário da morte do Padre Jerónimo Usera, continuamos a escutar as noticias que a Professora Catarina nos faz chegar de Moçambique, em comunhão com toda a grande Família Amor de Deus espalhadas pelo mundo.

A biblioteca está a precisar de ser reorganizada. As irmãs, por não saberem ou por não terem tempo (ou por saberem que eu vinha), não adiantaram o trabalho da biblioteca. A biblioteca precisa da catarina! Disseram-me. As irmãs ficaram desmoralizadas porque surgiram bichos que estão a comer os livros. Estou a aguardar que o Sr. Rufino termine de por o óleo queimado nos barrotes de madeira para eu tentar matar os outros bichos e organizar os livros. Tenho ideias mas faltam prateleiras… com calma lá arranja- rei uma solução.

Mas este ritmo não é o meu e, depois de recuperar a saúde, fui à escola primária de Milevane oferecer os meus serviços e levar umas bolas de futebol para os meninos. Era segunda feira, os – “professores ainda não chegaram” – responderam-me umas crianças que tinham andado 6km para irem à escola! “Há problemas de ordena- dos” ,disse-me o diretor. Terça-feira e os professores continuavam sem aparecer. Não havia meninos na escola. Quarta feira, finalmente encontrei dois professores e crianças. Vi-os muitos felizes a jogar à bola!
Os outros professores virão.. talvez para a semana.
Na escola das irmãs é igual. Com a queda da ponte e com o Estado a demorar a pagar os ordenados, muito professores faltam e os alunos não têm aulas. É um desespero. Muitas vezes é fim de semana prolongado.
Estou cá para dar formação aos professores mas eles não aparecem. Ainda me vou embora e eles não saberão usar o material.