Departamento de Artes: Exposição de trabalhos dos alunos – CASCAISHOPPING

Os trabalhos patentes nesta exposição foram realizados durante o ano letivo de 2013/2014 por alunos do 4º ao 9ºano (nas disciplina de Artes Plásticas e Educação Visual ) e alunos do 10º,11º e 12º ano do curso de Artes (nas disciplinas de Desenho A e Oficina de Artes). Todos os trabalhos foram produzidos nas aulas e são resultado das propostas feitas pelos professores, no âmbito dos currículos nacionais das diferentes disciplinas.

No Colégio do Amor de Deus, acreditamos que o trabalho continuado ao longo dos anos é facilitador do sucesso escolar e por isso, desde cedo, atuamos com vista ao futuro, no sentido de ajudar os alunos a aperfeiçoar as suas capacidades no domínio das artes plásticas, contribuindo assim para melhorar a sua educação e percepção visual. Somos exigentes, tanto na qualidade e na expressão, como também na capacidade de produzir diferentes interpretações, nunca esquecendo o sentido crítico. É para nós importante a boa utilização dos materiais, bem como a boa aplicação da criatividade. Trabalhamos a competência técnica para, paralelamente, podermos motivar o processo criativo. Na maioria dos trabalhos, é explorado o desenho e a sua expressão, o desenho à vista, o desenho analítico e a pintura, onde a expressão, a qualidade da mancha e do traço, a composição e a aplicação de texturas, são alguns dos conteúdos privilegiados, bem como a experimentação de técnicas mistas, desde colagens, composições através de variadas combinações de materiais, desde trabalhos criados a partir de diferentes programas gráficos (novas tecnologias) e muitos outros. Uma das principais ferramentas para o sucesso do Secundário de Artes, é a continuada utilização do Diário Gráfico, onde o treino diário é fundamental para adquirirem as competências desejadas.

Alguns destes diários bem como outros trabalhos (em que os originais não podem ser expostos) estão representados através de impressões reduzidas ou da moldura digital.

Como materiais atuantes para a aplicação das técnicas acima mencionadas, são usados as grafites, carvão, sanguíneas, canetas, esferográficas, aparos, tinta da china, aguarelas, pastéis de óleo, lápis de cor, sépias, patines, acrílicos, colas, etc…

Os trabalhos dos alunos e a sua notória qualidade são reflexos da insistência, da paciência e de tempo, mas também do bom ambiente vivido em sala de aula. É este o espírito que defendemos!

Sabemos que não estamos a formar artistas mas sim pessoas, que para além de outras competências essenciais, tenham também a capacidade de criar objetos visuais com bom gosto e qualidade e, sobretudo, que gostem de os produzir.

cartaz Shopping c texto 2015