Abertura do Ano Letivo: palavras da Diretora Geral

Abertura do Ano Letivo: palavras da Diretora Geral

Queridos alunos e membros da comunidade educativa: bem-vindos ao Colégio Amor de Deus e um feliz ano letivo para todos. Hoje é um dia de grande alegria, de reencontros, abraços e sorrisos, de partilha das vivências das férias e de desabrochar de novas energias para uma intensa e longa caminhada. O Padre Jerónimo Usera, o grande fundador das escolas Amor de Deus, está presente e caminha connosco, lado a lado, com o seu olhar atento, a sua mão protetora e a garantia da escuta dos nossos pedidos de ajuda.

A nossa alegria é transbordante. Um grande “tsunami” de vida avassalou as entradas do colégio de tal modo que o sistema de controle vacilou várias vezes, estremecendo com as ondas de vida que nele embatiam! Viva a vida! Viva o Colégio Amor de Deus, desde as nossas missanguinhas do pré-escolar acompanhadas dos seus padrinhos do Secundário a todos os ciclos que fazem do CAD um infinito fluxo de vida! Sejamos felizes!

Quero dirigir uma saudação especial aos alunos e famílias que vão frequentar pela primeira vez a nossa escola. Sintam-se, desde este primeiro dia, membros queridos desta grande e carinhosa família. Acolhemo-vos com muita alegria e vontade de caminhar de mãos dadas.

Uma saudação especial, também, para as famílias aqui presentes e que faço extensiva àquelas que se encontram já a exercer as suas profissões para que muitos de vocês possam estar aqui felizes e com agrado, junto dos vossos amigos e educadores. Queridos alunos, procurai estar de olhos e ouvidos atentos, com os vossos mil sentidos despertos, em ordem à construção de novas redes de fraternidade e de novos saberes. É essa a vossa missão: crescer, crescer como Jesus crescia, em estatura, sabedoria e graça, isto é, crescer em todas as dimensões da vossa pessoa. Contai 100% com os vossos educadores. Eles apontar-vos-ão a direção do caminho a seguir e dos sons que necessitais escutar.

Uma felicitação especial para aqueles alunos que, em 2017-2018, se distinguiram pelo seu esforço e determinação em diversas áreas, SENDO +, REVALORIZANDO as suas pessoas e transformando-se num exemplo de que sempre nos podemos superar.

Felicitamos também os nossos educadores que há 25 anos se entregam, de alma e coração no Colégio Amor de Deus, para que muitos alunos se tornem não apenas sábios, mas também santos, como nos recomenda o Padre Usera: “O Amor de Deus faz sábios e santos”. Quantas horas consagradas à missão educativa? Quantos sonhos? Quantos sacrifícios em prol duma educação de excelência? Quanta perseverança e determinação! Um sincero obrigado a todos e continuação dum percurso feliz entre nós.

Entre os muitos objetivos-desafios que estamos chamados a viver neste novo ano, está o objetivo global que vai dinamizar todo o nosso percurso no Cad e em todos os colégios Amor de Deus: FAZER SILÊNCIO PARA ESCUTAR DEUS E COMPROMETER-SE COM MUNDO. 

Este lema, acompanhar-nos-á durante todo o ano. A “AGENDA ESCOLAR AMOR DE DEUS”, que nos deve acompanhar diariamente, guiar-nos-á, mês a mês, indicando-nos os subtemas alusivos à Escuta. Os vossos educadores ajudar-vos-ão ao longo deste percurso, pois a escuta exige o silêncio e fazer silêncio não é tarefa fácil. Como afirmou Goethe, “falar é uma necessidade e escutar uma arte.” Tornar-nos artistas na escuta, eis o nosso desafio!

Neste primeiro mês vamos identificar quais são os nossos principais obstáculos à escuta. Sabemos que não é quem muito fala que mais aprende, mas sim quem bem escuta. Aproveitemos esta oportunidade de crescer como bons ouvintes de nós próprios, dos outros e do mundo para que vivamos como pessoas comprometidas.

Termino, agradecendo a todos os educadores sem exceção, toda a entrega e dedicação, os serviços mais visíveis e os menos visíveis. Todos se complementam e são imprescindíveis para a nossa missão: sermos uma escola de excelência, onde se vive e manifesta o Amor de Deus.

Em nome da Comunidade Religiosa e da Congregação que aqui represento, o meu muito obrigado e votos de um ano feliz e produtor dos melhores frutos.

A Diretora Geral

Irmã Natália Santos