CAD’ a Horta

CAD’ a Horta

No seguimento do Projeto Hortas Escolares, promovido pela Câmara Municipal de Cascais, iniciado no ano letivo transato, a nossa escola está a dar continuidade às atividades já desenvolvidas anteriormente.

 

Este projeto pretende criar e dinamizar uma horta na escola, de forma, a que os alunos possam contactar com sementes e plântulas de diversas espécies agrícolas e diversas técnicas de produção sem recorrer a substâncias químicas artificiais.

 

Na horta biológica favorece-se a fertilização natural do solo e o controlo de pragas, tendo em conta o equilíbrio do ecossistema.

 

A horta do CAD localiza-se por trás do Pavilhão do colégio e tem sido um local onde alguns alunos e professores se têm dedicado a várias tarefas como, cavar, regar, plantar e mondar.

 

As atividades têm sido desenvolvidas sobretudo com alunos do 5º e 7º anos, durante as suas horas de almoço ou tempo livre, em conjunto com os professores responsáveis pela implementação do projeto na escola.

 

Numa primeira fase foram plantados exemplares de alface, couve portuguesa, beterraba, espinafre, cenoura, fava, cebola e morangueiro.

 

Os alunos têm participado com muito entusiasmo e dedicação. Ao longo do segundo período, os alunos do 7º ano irão ainda realizar um trabalho de transversalidade na disciplina de Educação Visual e para tal utilizarão exemplares recolhidos na horta da escola.

 

Neste momento, estamos prontos para colher algumas alfaces e couves, que permitirão fazer uma refeição saudável com os alunos.

 

Esperamos a participação de um maior número de alunos, funcionários e encarregados de educação.

 

A Horta CAD

 

“Desde o início do ano que o colégio do Amor de Deus tem desenvolvido a atividade da horta, em que vários alunos têm participado.

A horta Cad encontra-se junto à horta das irmãs pois estas cederam-nos um pequeno terreno para esta iniciativa.

É bom ver como este projeto está a dar resultado, as plantas estão a crescer a olhos vistos e de uma forma muito natural.

A horta é um projeto construtivo pois tanto os alunos, como os professores convivem mutuamente e passam bastante tempo ao ar livre.”

 

Maria Marta Gama, 7ºC