INTERCÂMBIO FINLÂNDIA, DIA 2

INTERCÂMBIO FINLÂNDIA, DIA 2

Hoje, no dia nove de janeiro, do ano de dois mil e dezoito, nós, alunos do colégio Amor de Deus de Cascais, chegámos a Kihnïo.
Embora tenhamos chegado mais cedo do que o previsto, fomos vítimas de uma excelente receção à entrada da escola, com um enorme cartão escrito em finlandês que dizia “bem vindos”. Entrámos e os nossos colegas finlandeses descarregaram as nossas malas. Eles explicaram-nos que, na escola, não utilizavam sapatos e mostraram-nos onde os deixar. Nós descalsámo-nos e fomos para o auditório, onde fizemos todos uma roda e nos apresentámos, dizendo os nossos nomes e algo de que gostássemos. Após a apresentação eles ensinaram-nos um jogo em roda, que jogámos todos juntos, e divertimo-nos imenso.
Seguiu-se o almoço. Provámos uma comida típica da Finlândia: o mannapuuro, do qual alguns de nós gostámos e outros não tanto. De estômago cheio, fomos equipar-nos e fomos para a neve, no pátio da escola. Lançámos neve uns aos outros, escorregámos nos trenós… divertímo-nos muito.
Depois de toda esta excelente receção, percorremos caminhos diferentes e apanhámos o autocarro que iria para aquelas que seriam as nossas casas durante os dias seguintes. Fomos recebidos calorosamente nas famílias e fomos descansar da nossa longa viagem.
Às dezassete horas, voltámos à escola, onde nos fizeram um jantar de nachos, típico deste país, o qual nós adorámos e, depois disso, fizemos vários jogos, como voleibol. Antes de ir para casa, alguns de nós ainda fomos a para um sítio onde estava a haver uma noite de jogos, onde pudémos jogar matraquilhos, socker e ping-pong.
Assim, o nosso primeiro dia na finlândia foi muito bem aproveitado. Todos os nossos amigos finlandeses fizeram-nos sentir bem recebidos e em casa.
Diana Inácio
Francisco Sanchez
António Sousa
Rodrigo Santos