Projeto #ATIVoluntário: formação de Voluntariado no CAD

Projeto #ATIVoluntário: formação de Voluntariado no CAD

Há cerca de 6 semanas que os alunos do 10º e 11º anos do Colégio Amor de Deus têm participado numa formação semanal sobre voluntariado. O projeto #ATIVoluntário tem a duração de 10 sessões, de aproximadamente 50 minutos cada.

3ª sessão do projeto

Estas sessões têm como objetivo desenvolver as chamadas “Soft Skills”, isto é, capacidades ou competências relacionadas com interações interpessoais ou melhoramento do próprio indivíduo. Exemplos de tais “Soft Skills “ são o pensamento criativo ou o trabalho em equipa. A promotora da formação, a Cascais Jovem, tem dado a conhecer os vários projetos que os jovens cascalenses podem frequentar dinamizados pelas várias instituições da Câmara de Cascais.

Embora o tema seja similar, cada umas das sessões obriga os alunos a pensar através de pequenos trabalhos que vão da resolução de um problema através do voluntariado até à criação de uma linha de pensamento sobre os valores que um voluntário deve possuir. Grande parte destes trabalhos são feitos em grupo, potenciando a discussão entre os alunos, para que em conjunto formulem respostas que de seguida são apresentadas aos restantes membros da turma.

Os alunos têm demonstrado motivação e interesse em relação aos temas desenvolvidos nas sessões, isto deve-se ao facto de os conteúdos serem do seu  interesse e apresentados de forma interativa e divertida.

Até ao momento, todas as sessões têm corrido como planeado e os responsáveis pela formação têm conseguido transmitir os conteúdos aos alunos de forma sucinta, sem grandes obstáculos.

 

Filipe Neves, 10º1A