Sê tu a DAR

Sê tu a DAR

“Sê tu a DAR” é uma campanha idealizada em 2020, e concretizada em 2021. Uma minissérie com vídeos de dois minutos e dezasseis episódios, conta a história de cinco jovens que se aventuraram em experiências de voluntariado ligadas à área da educação.

Na sequência das circunstâncias a que fomos forçados a viver, a realidade e a maneira de olhar o mundo à nossa volta mudaram. Os passeios ao ar livre, a educação presencial, os encontros, as reuniões e as restantes atividades que envolvem contacto físico passaram a ser encarados como um privilégio.

Acreditamos piamente na bondade, na humildade, e na capacidade de adaptação do Homem à mudança. Contudo, é sempre um fator desafiante. Habituado à rotina, é sempre um desafio adaptá-la. Cresce na sua própria realidade, numa corrida com o tempo, para aproveitar ao máximo o que este lhe concede.

No meio de tanta “azáfama”, gostamos de afirmar que 2020 foi um ano… de surpresas. O mundo inteiro em sintonia, a aperceber-se de outras realidades que não a sua, a enaltecer o encontro presencial com os outros, a interiorizar que as crises vividas nos países em desenvolvimento não estavam assim tão longe quanto pensava. Uma certa cortina que nos impedia de ver a realidade nua e crua foi levantada aos poucos.

Confiantes neste sentido de entreajuda que foi despertado a um nível mundial, queremos fazer uma “visita guiada” aos locais de crise. Somos apologistas do contacto com este tipo de realidades – longe da nossa, que muitas vezes até incomoda – por não sabermos bem a razão de tanto tempo focados na rotina, quando havia golpes por resolver. Valorizamos o facto de se partilhar as experiências vividas – que nos transportam para aqueles sítios e nos invadem de perguntas como, “Mas aquilo lá é mesmo assim?!”.

A campanha “Sê tu a DAR” é mesmo isso. Uma completa viagem por alguns locais carenciados como Tanzânia, Maputo, Beira, Cabo Verde, e sobretudo um toque nos corações de cada população visitada. Com o objetivo de sensibilizar o mundo a fazer acontecer o que muitos deles viram a ruir nas suas próprias mãos – o seu futuro – recolhemos material escolar para uma posterior entrega em Moçambique em finais de 2021.

A campanha terá início a 16 de fevereiro e dois meses de duração. Recolheremos material através de donativos on-line e outras atividades nas redes sociais, que mais tarde serão transformados em material escolar. Estamos a recolher packs de material escolar prontos para os jovens estudantes levarem para a escola.

Os donativos estão disponíveis através do nosso site, (em www.estudar.eu/quarta-campanha) via MBWAY, 911597807, e além disso temos o nosso IBAN disponível – PT50.0033.0000.45601322132.05

Obrigada!

Marta Pais de Almeida | Associação Crescer a estuDAR | www.estudar.eu