Dia 9 de fevereiro deu-se a segunda reunião do fórum A Voz dos Jovens, um projeto dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais, onde jovens de todo o concelho se juntam para pensarem e formularem propostas em conjunto a fim de exporem as suas preocupações e fazerem a sua parte para melhorar o sistema de ensino. Este projeto não só dá “voz aos jovens” como também os educa para serem cidadãos responsáveis e ativos.
A reunião focou-se na área da comunicação, e com a ajuda de Filipa Duarte, membro do projeto “Os 230”, recebemos dicas e aprendemos como nos podemos expressar e comunicar de forma mais clara, fazendo passar melhor a nossa mensagem.
Segundo Filipa Duarte, os valores necessários para uma comunicação assertiva e impactante são a confiança, o planeamento, a força de vontade, a clareza, a escolha dos parceiros e o trabalho de equipa.
Penso que esta sessão, em específico, foi muito útil, não só num contexto imediato, mas também a longo prazo, porque a comunicação e a divulgação acompanham-nos ao longo de todo o nosso percurso académico e da nossa carreira.
Para além dos referidos anteriormente, um dos pontos fortes deste projeto é o poder dos participantes na partilha e discussão ideias com outros participantes do exterior da escola, abre os horizontes.
Em síntese, estas sessões permitem aos jovens ter um papel ativo na sociedade, uma vez que permite levar até aos decisores políticos as nossas ideias e difundi-las junto da comunidade em geral.
Joana Cabral