Feliz o homem que pôs a sua esperança no Senhor”. (Salmo 1)
Viver a Quaresma é querer subir à montanha. A subida é dura e, por vezes, longa! E, depois de chegar, agradecer! Agradecer pelo caminho percorrido. Pelos imprevistos encontrados e ultrapassados. Agradecer por aqueles com quem nos cruzamos, os que auxiliamos ou nos deram a mão e o coração e nos ajudaram na subida. Depois de chegar, a luz ganha uma intensidade que desconhecíamos; a brisa suave parece acalmar as dores dos pés ou da alma; a vista alarga-se e com ela, a própria vida. Renasce a esperança. Renova-se o caminho. Estreitam-se as diferenças. Tudo se transforma.
Este caminho de Quaresma em direção à Páscoa já começou!
– Oração da manhã. A oração no início do dia ajuda a pôr a vida em perspectiva. Por isso, a oração da manhã é fundamental.
– Cruz de Cristo. São duas grandes cruzes que estão no colégio onde queremos cravar as sombras da nossa humanidade ferida pelo sofrimento. Apesar disso, e com os olhos postos na ressurreição de Jesus, acreditamos na nossa própria transformação.
– Vigílias de oração pela paz. Ao longo da Quaresma todos os alunos terão oportunidade de rezar pela paz.
– Sacramento da Reconciliação. Haverá um tempo para um exame de consciência e celebração do Sacramento da Reconciliação.
– Eucaristia de Páscoa. Celebrar a ressurreição de Jesus e, com Ele, celebrar a nossa própria vida.
Este é o nosso Caminho de Quaresma.
Obrigado por rezarem connosco e por nós.
Pe. Luís Adeganha
(coordenador Pastoral CAD)