Na disciplina de EMRC tivemos um trabalho que tinha como objetivo irmos às turmas da pré-escolar e do 1º ciclo falarmos sobre um tema à nossa escolha, como a alimentação, a poluição, as emoções, entre outros.
No meu grupo, decidimos falar aos alunos do 2º ano sobre a alimentação saudável. Começámos por um teatro que falava sobre um corvo que era muito fraco e que, por isso, não conseguia voar. Certo dia, um agricultor, ofereceu-lhe milho, mas como o corvo acabou por comer demasiado, acabou por também não conseguir voar. Com isto, só depois de fazer exercício físico e de comer com equilíbrio é que finalmente o conseguiu.
Entretanto, enquanto falávamos um bocadinho sobre o ensinamento da história, estávamos a aquecer (com uma placa de aquecimento) Coca-Cola e Coca-Cola Zero. Tínhamos com esta experiência dois objetivos: queríamos que percebessem como é a Coca-Cola quando não tem água, e também como é que a Coca-Cola Zero é “docinha”, se não tem açúcar (depois perceberam que era graças ao adoçante).
Como a Coca-Cola estava a demorar muito tempo a aquecer, fizemos então o jogo dos copos de açúcar: mostrávamos várias bebidas (como o sumo natural, 7Up, Coca-Cola, Coca-Cola Zero, água, etc.) e o objetivo era ordená-las de forma crescente, de acordo com a quantidade de açúcar que elas tinham. Depois, fazíamos a correspondência aos vários copos que lá estavam com as respetivas quantidades de açúcar. Ficámos todos impressionadíssimos porque o sumo que era supostamente “natural” tinha muito mais açúcar que a Coca-Cola!
Quando finalmente a Coca-Cola aqueceu, vimos o que era aquela bebida quando não tinha água: um conjunto de açúcar misturado com outras coisas, como os alunos disseram, “nojentas”.
Esta experiência foi fantástica tanto para o nosso grupo, como para as crianças. Para nós, porque ajudou-nos a organizar e a falar perante crianças do 2º ano, coisa que não é tão fácil como parece, visto que temos de falar mais devagar e de uma forma mais simples e mais cativante. Fiquei feliz por ver que crianças com aquela idade eram curiosas e felizes por aprenderem, e por nos terem recebido de uma forma tão agradável. Por fim, também posso dizer que fiquei convencida que nem nós, nem elas se vão esquecer daquela aula sobre a “alimentação saudável”.