Exposição Trabalhos de alunos do Colégio do Amor de Deus – Cascais
15 de Março a 4 Abril 2022
2 ANOS DE “PANDEMIA”
Os trabalhos patentes nesta exposição foram realizados durante os anos letivos de 2019 / 2020 e 2020 / 2021.
Durante os últimos dois anos letivos, a escola foi obrigada a reinventar-se em função da situação pandémica vivida, no entanto isso não significou um “confinamento” ao nível da criatividade e da qualidade artística dos nossos alunos. Estes, sob a orientação dos seus professores em ensino à distância, fizeram das dificuldades oportunidades de aprendizagem, explorando novos instrumentos e técnicas, e desenvolvendo a sua autonomia. Ao trocarem a sala de aula pelo seu quarto em casa adaptaram-se na utilização de novos materiais, muitos deles improvisados, mas cujo resultado se revelou surpreendente, embora com menor número de trabalhos realizados.
Esta exposição reúne trabalhos realizados por alunos do 2º e 3º ciclos, como de alunos do Ensino Secundário do curso de Artes Visuais no âmbito das disciplinas de Expressão Plástica, Educação Visual, Desenho A e Oficina de Artes.
No Colégio do Amor de Deus, acreditamos que o trabalho continuado ao longo dos anos é facilitador do sucesso escolar e por isso, desde cedo, atuamos com vista ao futuro, no sentido de ajudar os alunos a aperfeiçoar as suas capacidades no domínio das artes plásticas, contribuindo assim para melhorar a sua educação e perceção visual. Somos exigentes, tanto na qualidade e na expressão, como também na capacidade de produzir diferentes interpretações, nunca esquecendo o sentido crítico. É para nós importante a boa utilização dos materiais, bem como a boa aplicação da criatividade. Trabalhamos a competência técnica para, paralelamente, podermos motivar o processo criativo. Na maioria dos trabalhos, é explorado o desenho e a sua expressão, o desenho à vista, o desenho analítico e a pintura, onde a expressão, a qualidade da mancha e do traço, a composição e a aplicação de texturas, são alguns dos conteúdos privilegiados, bem como a experimentação de técnicas mistas, desde colagens, composições através de variadas combinações matérias, desde trabalhos criados a partir de diferentes programas gráficos (novas tecnologias) e muitos outros.
Uma das principais ferramentas para o sucesso do Secundário de Artes, é a continuada utilização do Diário Gráfico, onde o treino diário é fundamental para adquirirem as competências desejadas. A maioria destes diários bem como todos os outros trabalhos (em que os originais não podem ser expostos) estão representados através de impressões reduzidas ou nas nossas páginas das redes sociais.
Como materiais atuantes para a aplicação das técnicas acima mencionadas, são usadas as grafites, carvão, canetas caligráficas, esferográficas, aparos, tinta da china, aguarelas, pastéis de óleo, lápis de cor, sépias, patines, acrílicos, colas, etc. …bem como produção e edição gráfica de imagem através de programas digitais gráficos.
Os trabalhos dos alunos e a sua notória qualidade são reflexos da insistência, da paciência e de tempo, mas também do bom ambiente vivido em sala de aula. É este o espírito que defendemos! Sabemos que não estamos a formar só artistas, mas sim pessoas, que para além de outras competências essenciais, tenham também a capacidade de criar objetos visuais com bom gosto e qualidade e, sobretudo, que gostem de os produzir.
Departamento de Artes