Chegamos, muito rapidamente, a mais um momento importante do nosso percurso escolar…a época de Natal com a respetiva preparação – o Advento. Nestas três semanas, laçamos quatro propostas muito simples, que poderão ajudar os alunos, e a nós próprios, neste itinerário preparatório.
1º – Querendo dar visibilidade, desde já, ao projeto de solidariedade que nos acompanha ao longo do ano, a participação na construção de alguns equipamentos escolares numa Escola Amor de Deus em Moçambique, propomos que cada turma elabore uma das seguintes propostas (ou outra que considerem ainda mais interessante/pertinente), que depois vamos enviar para a escola em Moçambique.
*Escrever sobre como é que nós celebramos o Natal na Europa e em Portugal;
*Gravar um conto, uma dança tradicional ou uma música (vídeo ou áudio);
*Fazer um desenho alusivo à nossa cultura ou tradições.
Iremos enviar esses materiais para Moçambique e, em retorno, eles partilharão connosco também as suas tradições da forma que eles quiserem e puderem.
2º – Construir o nosso cabaz de Natal para uma família carenciada. Para isso, as turmas terão uma caixa (ou mais segundo o que forem necessitando) e a informação refente a cada família. Como é já nosso costume, é importante cuidar da imagem do nosso cabaz, assim como tentar adequar os produtos (alimentar, higiene ou algum miminho), de acordo com a família a que se destina. No último dia de aulas, levamos todas as caixas para a sala ao lado do bar.
3º – Participar, de forma livre e serena, na jornada de Confissões que teremos oportunidade de levar a cabo no dia 14 de dezembro, a partir das 9 horas, com vários sacerdotes que, à semelhança de anos anteriores, estarão connosco. Os professores ficam na sala com os alunos que, de todo, não queiram participar; os demais são acompanhados até à capela.
4º – Participação na Eucaristia do Colégio, que acontece todas as Terças-feiras às 8 horas.
Cada um dando o seu melhor…conseguimos o impossível!
Bom trabalho a todos e bom caminho de Advento.