Sejam todos bem-vindos!
Este é o primeiro número do PubliCAD, um jornal digital (agora em formato papel) que surge da equipa de Professores de Projeto do 7º ano. Com a adesão entusiasmada deste grupo de alunos, o desafio prendeu-se com o nosso tema anual: «Olhar+». Lançamos a primeira edição deste Jornal no dia da Festa do Colégio e, concomitantemente, no ano da celebração dos 160 anos da Congregação das Irmãs do Amor de Deus!
Este jornal escolar procura combinar o que de melhor a escola tem: a sinergia entre professores e alunos a trabalharem em conjunto, a análise da realidade presente, as aprendizagens formais e informais que se fazem ao longo do percurso escolar.
O PubliCAD tem como objetivo dar a conhecer aos seus leitores uma parte da nossa escola, do trabalho que fazemos, dentro e fora das salas de aula, e não só as notícias de relevância nacional e internacional. Contámos, por isso, com o envolvimento de professores, alunos, colaboradores, pais ou personalidades da comunidade, representando um verdadeiro exercício de cidadania e uma mais-valia na construção da identidade escolar.
Existem na nossa escola outros exemplos que, como o jornal, complementam o que se aprende em contexto de sala de aula – os projetos, as exposições, o desporto, as atividades da Pastoral, da biblioteca e as campanhas em que nos envolvemos, porque acreditamos que é dando aos nossos alunos a oportunidade de participarem que se aprende a Olhar+ e melhor para o mundo.
O PubliCAD quer ser também um lugar para quem gosta de criar, imaginar e, ao mesmo tempo, um espaço de comunicação e de construção de um espírito crítico dentro da comunidade educativa. A capacidade de Ver, Olhar e depois Contemplar, são atitudes que nos possibilitam pensar e tomar melhores decisões. Porque, reconhecer o espírito e ter a capacidade de captar as emoções de cada um, ajuda-nos a ter um olhar abrangente.
O nosso olhar é muitas vezes enganador e parcial. Assim, é fundamental que este seja atento e profundo. Precisamos de olhares amplos, que se estendem até ao horizonte e preferem os panoramas largos, porque permitem colocar as realidades à distância certa e de forma completa.
Precisamos de ter um olhar que escuta, porque quando o ouvinte é bom, o outro comunica melhor. Escrever, participar ou ler o jornal da nossa escola é torná-lo o ponto de encontro de todos. Olhos nos olhos!
A Diretora Pedagógica
Maria José Fernandes