O nosso Colégio abraçou um projeto que nos levou até Kihniö, uma pequena vila localizada na província de Pirkanmaa, a 300 km de Helsínquia, em que a vitalidade do seu município e comunidade industrial se assenta no fabrico e no aluguer de casas de campo e na exportação de madeira.
O Kihniö é um lugar pequeno e vibrante caraterizado pelas belas florestas silenciosas, zonas húmidas, formações de cume e pelos seus 52 lagos; é um lugar onde as atividades humanas andam de mãos dadas com a natureza.
Na Kihniö Comprehensive School, a única escola da região, estudam 200 alunos, dos 2 aos 15 anos de idade e que representam 10% da população residente. Apesar da sua dimensão reduzida, com o seu cariz versátil e empreendedor, com ajuda do estado e da população local, desafiaram-nos para um intercâmbio escolar à qual aceitamos.
Durante as férias de carnaval, vinte alunos do 10º ano e dois professores, voaram até à Finlândia e foram recebidos, não só pela escola, como também por várias famílias que nos acolheram de braços abertos, oferecendo o que podiam e como sabiam. Desde a saudação, à comida, à forma de estar, às atividades de lazer, à dificuldade de comunicar, à timidez em falar de errar, às regras até ao simples acordar cedo, os alunos foram-se adaptando, uns mais facilmente do que outros, e hoje todos concordamos que foi uma experiência incrível e muito enriquecedora – crescemos.
Uma coisa é certa, quando recebermos os alunos de Kihniö, na última semana de Maio, tudo será novamente diferente – a amizade aconteceu.