manuaisdigitais

Manuais Digitais

Caro Encarregado Educação

O Colégio do Amor de Deus promove a formação integral e harmoniosa dos seus alunos, valorizando o desenvolvimento da pessoa em todas as suas dimensões: intelectual, ética, física, estética, emocional e espiritual.

Os alunos são convidados a desenvolver todo o seu potencial, através de uma pedagogia ativa , para poderem ser agentes de mudança e transformação na sociedade.

O ensino inovador e de qualidade é aquele que propicia ao aluno a aquisição de ferramentas que lhe permitam, de forma personalizada e responsável, a construção do seu próprio conhecimento, através de metodologias diversificadas, a fim de promover o desenvolvimento das dimensões cultural, artística e desportiva numa perspectiva interdisciplinar, promovidas pela aprendizagem cuidada das novas tecnologias de informação, que lhe permitam a integração plena na sociedade.

O Plano de Ação para a Transição Digital aprovado pelo Governo prevê a desmaterialização dos manuais escolares e outros recursos educativos, bem como a implementação das Provas de Avaliação Externa (Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Finais Nacionais) em formato eletrónico, de modo faseado, até atingir todos os níveis no ano letivo 2024/2025. 

 O Colégio, que procura incorporar tudo o que seja verdadeiramente útil ao processo  de ensino/aprendizagem dos  alunos, pretende iniciar, a partir do próximo ano letivo, este processo que nos orienta para um novo modelo  das aprendizagens e da avaliação; será um processo progressivo, que queremos sólido e devidamente acompanhado. Neste sentido, vamos adotar, no próximo ano letivo, a utilização de manuais digitais para as turmas dos e 6º anos de escolaridade. Esta medida implicará que cada aluno possua o seu próprio computador em sala de aula. Esta dinâmica permitirá desenvolver as competências digitais dos alunos, fomentar a utilização dos recursos educativos digitais para implementar metodologias e dinâmicas de trabalho inovadoras, bem como estimular o trabalho colaborativo e a partilha de práticas pedagógicas entre os docentes e preparação para a avaliação externa.

As turmas dos restantes anos de escolaridade continuarão a utilizar os manuais em formato papel, tal como até agora. Contudo, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Digital, informamos que será aconselhável cada aluno ter à sua disposição um computador portátil, o qual será utilizado em contexto de sala de aula com os professores. Esse dispositivo deverá cumprir com alguns parâmetros e características técnicas facilitadoras do seu uso em contexto educativo, que serão oportunamente divulgadas. 

Pretendemos, desta forma, rentabilizar a utilização das tecnologias digitais, tendo como objetivo generalizar a adoção de manuais digitais também ao 3º ciclo e Ensino Secundário.

Os pais, alunos e professores do 5º e 6º anos irão ter formação adequada acerca de todos os procedimentos a adotar neste processo, para que o mesmo tenha sucesso. No mês de junho, realizar-se-á uma reunião, a fim de informar os Encarregados de Educação destes alunos e de esclarecer todas as dúvidas que  possam entretanto surgir.

Futuramente, este projeto de formação estender-se-á também a todas as turmas do 3º ciclo e do Ensino Secundário.  

No momento, agradecemos que aguardem por mais informações, com a certeza de que estamos a trabalhar de forma empenhada, para atingirmos o sucesso a que nos propomos. 

Com os melhores cumprimentos

A Diretora Pedagógica

Maria José Fernandes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print