No livro de Isaías o profeta diz: Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado […] e o seu nome é: Príncipe da Paz. É o nascimento deste Príncipe da Paz, IRMÃO da humanidade que queremos preparar e celebrar.
Ao longo do caminho, queremos ir dando passos que nos aproximam do presépio. Isto passa, necessariamente, por darmos passos em direção aos que estão perto. Sem isso, não há Natal!
1 – DESAFIO DE CASA (pré-escolar até ao 6º ano):
Construir uma imagem do MENINO JESUS ou da família de Jesus – Maria, José e o Menino Jesus. Este pretende juntar pais e filhos em verdadeiro espírito de Natal! A imagem do Menino Jesus ou da família de Jesus pode ser construída com o material que queiramos. Estas imagens serão expostas na escola.
2 – DINÂMICAS DE ESCOLA
2.1 – Na capela, vai ser construída a “Tenda da Fraternidade”. Cada turma, com o seu DT, poderá fazer daquele espaço uma oportunidade de escuta, de diálogo e de comunhão. Estarão disponíveis textos para reflexão pessoal e de partilha entre a turma.
2.2 – Cabazes de Natal. Cada turma tem um alimento/produto de higiene/limpeza para partilhar com as famílias mais carenciadas. O que for recolhido será doado à Fundação Jerónimo Usera. No fim será elaborado um pódio com as três turmas mais solidárias. Estas turmas serão especialmente convidadas pela AJU para um momento de convívio com as crianças do bairro. O cabaz de Natal tem que ser construído entre o dia 29 de Novembro e deverá ser terminado no dia 20 de dezembro.
O delegado e subdelegado da turma deverão ter a tarefa de animar os demais membros da turma nesta missão fraterna-solidária. Pode usar o whatsapp da turma para lembrar, incentivar, partilhar fotografias do evoluir da situação da turma.
2.3 – SEBENTA DA FRATERNIDADE – Vai ser distribuída a cada turma a “Sebenta da Fraternidade”. Cada turma organiza-se no sentido desta poder passar pelos alunos onde são registadas reflexões, poemas, fotografias do evoluir da recolha dos alimentos na turma, colagens sobre o sentido do natal, atos de bondade, ações que individualmente ou em turma forem desenvolvendo. Esta SEBENTA deverá registar o caminho de Advento feito por cada turma. A SEBENTA permanece na turma e pode ser visto como um “Diário de Bordo”. Ao longo de todo o ano podem registar as coisas e situações mais importantes,
2.4 – ÁRVORE BOMBEIRO – Cada turma irá adquirir uma “Árvore Bombeiro” com o contributo de apenas 1 euros por aluno. Estas árvores são o resultado da limpeza que é feita nas florestas que mantêm os terrenos limpos e previne os incêndios. Ao mesmo tempo que é uma ajuda solidária dada aos bombeiros. Cada turma decora a árvore como lhe parecer melhor para que a árvore da sua turma seja a mais bonita. Além disso serão dadas a cada turma fitas onde os alunos devem escrever palavras que correspondam a “sementes” que alimentam e dão consistência à árvore. Chamamos a isso: “sementes do Bem”.
3 – EUCARISTIA DE NATAL
Para evitar muita gente num mesmo espaço vamos ter quatro momentos de celebração de Natal:
Dia 20 (segunda-feira): 14:55 – 2º ciclo
Dia 21 (terça-feira): 8:40h – 3º ciclo; 10:00h – Pré-escolar e 1º ciclo; 12h – Secundário