No passado dia 24 de novembro, no âmbito da atividade do Contrato de Leitura da disciplina de Português, o aluno Vicente Silva apresentou o livro O que eu aprendi com E.L.A. de Bernardo Pinto Coelho e, com a colaboração da sua mãe e educadora, Clara Castela, convidou o autor a estar presente na aula do 9ºD, para transmitir o seu testemunho pessoal de vida.
Bernardo Pinto Coelho tem 42 anos e há cinco foi-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotrófica, vulgarmente conhecida como E.L.A., doença degenerativa que reduz as vítimas à imobilidade física, em que os tratamentos são escassos e o processo de aceitação interior difícil, e sem cura prevista pela medicina. No entanto, cheio de sentido de humor, num discurso muito informal, mas extremamente emotivo, Bernardo falou um pouco da sua doença e da forma como lidava com ela no seu dia a dia, nomeadamente a importância que o desporto (natação) e a alimentação (dieta paleolítica) adquiriram na sua vida. Transmitiu uma mensagem forte e emotiva de perseverança e de altruísmo que a todos nos tocou e nos deixou sem palavras, ensinando-nos a dar valor às pequenas coisas que a vida nos proporciona.
«Desistir significa desistir de Deus. Não desistas, porque Deus não desiste de ti.
Para terem uma ideia daquilo que fiz até agora para a minha cura. E não, não sou rico. Peço dinheiro para os meus tratamentos, guio a 80/100 Kms/hora para gastar menos gasolina, evito portagens, almoço algumas vezes no carro porque de facto são vários os tratamentos que faço e vários sacrifícios, evitando gastar dinheiro.
Porque de facto os dois maiores luxos que temos na vida são ter saúde e estar com aqueles que mais amamos. Com a saúde que eu procuro, serei a pessoa mais completa do mundo.»
A turma do 9ºD retribuiu as palavras do autor com a leitura de um poema de Fernando Pessoa e agradeceu a sua visita através da entrega de uma pequena lembrança e de um cartão onde se realçavam as palavras do poeta «Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. / O mais é nada.»
OBRIGADA, Bernardo, pela aula que nos proporcionaste, pelo que exemplo que és para nós!
Profª Raquel Vaz