A empatia consiste num contacto terno, não apenas connosco mesmos, mas num olhar terno em direção ao outro, que se tornará numa extensão da nossa ternura por nós mesmos. A verdadeira empatia consiste em ser capaz de transcender o nosso mundo interno —sem o perder de vista também— e compreender o mundo interno do outro, entendendo, a partir daí, a sua experiência, o que nos está a contar. A Irmã Rocio olhava com empatia para as pessoas e procurava aproximar-se para oferecer compreensão. «Para chegar a Jesus Cristo, não há melhor caminho do que Maria» (Irmã Rocio).
Hoje, Senhor, quero pedir-te o dom da empatia, para poder perceber, partilhar e compreender o que os meus semelhantes podem sentir, ter o sentimento de participação afetiva das pessoas, quando se deixam afetar por outras através de ações, seja verbal ou fisicamente. Pai, peço-te que me permitas colocar-me no lugar de qualquer um dos meus semelhantes, para que, quando chorem, o façam ao meu lado na confiança que eu lhes dou a partir da minha empatia, para que quando riam ao meu lado, percebam que a sua alegria é também a minha alegria.
Compromisso
Que tal tentares assumir o lugar de algum familiar, amigo ou personagem de um filme, e pensar como se sentiria ou agiria numa situação específica? Encara isso como um jogo! Lembra-te que o objetivo é tornares-te uma pessoa mais empática com o teu ambiente.