Meus queridos alunos,
De súbito, tempos de mudança surgiram nas nossas vidas…
De súbito, o facto de as rotinas das nossas vidas terem sido profundamente abaladas exigiu o melhor de nós.
No meio da ansiedade do momento e da confusão do nosso dia-a-dia, orientámo-nos para quem significa algo de muito importante para todos nós – os nossos alunos.
Desejamos que estejam bem, em segurança e confiantes.
E eu estou cheia de saudades vossas.
Estamos todos cheios de saudades vossas.
São os alunos que dão sentido ao nosso dia-a-dia.
Saibam que só consigo superar a falta que me fazem, porque não estou sozinha: os nossos professores transformaram a distância em proximidade, acompanhando-vos e ensinando-vos a desenvolver a capacidade de aprender… em tempos difíceis.
Aprendam a acreditar. Aprendam a descobrir e a observar os outros e o mundo de uma forma diferente. Aprendam a voar mais alto.
Não se deixem abalar. Não se deixem enfraquecer.
Pensem que a História está cheia de momentos difíceis que foi preciso superar.
Lembro-me bem das dificuldades que enfrentei quando tinha a vossa idade e lembro-me também muito bem do ano em que devia entrar para a universidade, sem professores, sem tecnologias, com aulas pela televisão…
Sei que, se desenvolverem a vossa vontade de aprender e de descobrir matérias novas, com a ajuda dos professores e com a força que vem de vocês próprios, sairão vencedores.
Aceitem este desafio com entusiasmo e confiança.
A esperança dos educadores é imbatível,
a adversidade é grande, mas resistir é vencer. E a nossa forma de resistir é continuar a enfrentar os desafios que trazem outras formas de ensinar e de aprender, para que algo de bom resulte destes tempos estranhos e incertos.
Mais do que tudo, quero que saibam que eu acredito, com todo o meu coração, que cada um tem potencial para alcançar o sucesso.
Cada um de vocês é muito valioso.
Um beijinho e votos de uma Santa Páscoa para Todos.
Professora Maria José Fernandes,
Diretora Pedagógica