24 INSIDE

24 INSIDE

Esperava-nos um fim de semana em grande! Para variar um bocadinho a rotina, nada melhor do que acordar bem cedinho e pôr-nos em viagem! Um autocarro cheio de alunos, professores e muita alegria partiu rumo ao Porto! Havia também uma carrinha, dita “carrinha da escola”, que levava alunos mais velhos e alguns professores, irmãs Amor de Deus e duas alunas “clandestinas” que não apanharam lugar no autocarro!

Chegados ao nosso destino, fomos recebidos pelas simpáticas pessoas do Porto, nos perguntaram se tínhamos feito boa viagem, os nossos nomes e indicaram os seus.

Já almoçados foram-nos entregues as nossas t-shirts e houve uma pequena abertura no pátio em que os professores e irmãs nos deram as boas vindas e nos explicaram como seria as 24 horas! De seguida fizeram-se as equipas e um pedipaper pela cidade do Porto, preparado pelos professores.

Em cada uma das etapas tínhamos um desafio! Na primeira, por exemplo, tínhamos que tirar uma fotografia com toda a nossa equipa em que se visse a ponte sobre o Douro por de trás. Subimos à Torre dos Cléricos, que tem uma vista linda de grande parte da cidade, mas umas escadas muito estreitas!

Fomos a um jardim muito bonito que se destinava ao lazer e descanso, com espaços verdes, oliveiras e um café muito giro! O desafio era tirar uma fotografia que fizesse lembrar a presença de Deus e houve quem tirasse fotografias às oliveiras, pois lembrava o Monte das Oliveiras em que Jesus rezava; houve quem tirasse fotografias a um casal que estava sentado na relva a conversar; uma senhora a desenhar…Fomos também ao MacDonald´s considerado o  mais bonito da Europa, num edifício antigo todo trabalhado por dentro com frescos na parede e outros tipos de trabanho. Visitamos muitos outros sítios como a Sé, museus, igrejas… Alguns portuenses levaram os seus grupos a ver o rio Douro ao fim do dia, que é muito agradável! Porto é uma cidade cheia de vida e muito acolhedora.

Por volta das sete da tarde tivemos missa dada pelo professor Luís Adeganha numa igreja chamada Igreja dos Grilos, que tínhamos visitado antes e que é também muito bonita. No final da muito sentida missa fomos a pé  rumo ao colégio, mas quando íamos muito descontraidamente pela marginal, começou uma chuvada que nos molhou da cabeça aos pés!!! Já no colégio, com roupa seca e mais confortais, fomos jantar. Depois do jantar foi momento dedicado ao convívio. À 1:00 houve uma ceia deliciosa: croissants e leite de chocolate ou chá! Puseram música no pavilhão principal e todos dançaram! Ninguém queria dormir! A algazarra era tanta que os professores fizeram turnos para vigiar os alunos!!Não invejo a noite dos professores! Houve quem dissesse que à noite só descansou o corpo, pois os professores não dormiram quase nada!

De manhã todos acordaram (a horas não desejadas pelos alunos) e um pouco por todo o lado se ouviam conversas do género: “Eu só dormi uma hora!” e “Eu não dormi! “ seguido de “Não foi nada! Adormeceste para aí uns dez minutos!!!”

Depois do pequeno almoço o grupo foi dividido ao meio: metade foi para o jardim botânico reescrever uma parábola que aparece na Bíblia ou um pensamento sobre essa mesma parábola e a outra metade do grupo foi visitar uma sinagoga que era muito grande e toda trabalhada por dentro. Houve um senhor que a nos mostrou e nos explicou a sua história .Vimos também a biblioteca da sinagoga e uma sala de aula antiga que agora já não é usada.

Voltámos depois do almoço, não só com uma data de malas, mas também com muitos amigos novos e recordações ótimas de mais um 24 INSIDE – AMOR DE DEUS!!!

Matilde Calheiros da Gama – Equipa Jornalística do 9ºA

Tags: