Projeto: “Profissões/Valores”: Cientista.

Projeto: “Profissões/Valores”: Cientista.

A Diana, mãe do Zé Maria, encerrou o mês do valor COMPROMISSO, com a apresentação da sua profissão: Cientista. Trabalha no ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade. Esta entidade presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Depois de contar a história: ”A viagem da salpico” que aborda o ciclo da água, alertou para o compromisso de todos na proteção do ambiente. Ficaram também a saber que a água se apresenta em 3 estados: sólido, líquido e gasoso.

A magia aconteceu quando todos nos transformámos em cientistas loucos e de bata branca vestida nos dirigimos ao laboratório para fazermos experiências.

– “Será que vamos fazer uma máquina do tempo? Ou um robot?”- perguntou o Páris.

Desta vez não. Hoje vamos construir um candeeiro de lava.

Colocando 300ml de água num Erlenmeyer (que nome engraçado) completa-se o enchimento com óleo de cozinha. Que interessante, a água e o óleo não se misturam!!! Adicionam-se 15 gotas de corante alimentar que começam a descer lentamente para a água dando-lhe cor. Em seguida junta-se uma pastilha efervescente: tcharan!!!!! Começa a borbulhar como a lava de um vulcão. Agora coloquem uma lanterna e terão um candeeiro de lava. Foi lindoooo!!

Muito obrigada Diana pelas experiências que nos proporcionou!