No dia 14 de novembro, a convite da Porto Editora, seis alunos do 12º ano, acompanhados pela professora Catarina Justino, assistiram à entrega do Prémio Literário José Saramago, que decorreu no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
O escritor brasileiro Rafael Gallo foi o vencedor da 12ª edição do Prémio José Saramago. Foi distinguido pela obra Dor fantasma, que será publicada em Portugal pela Porto Editora e no Brasil pela Globo Livros, e que será distribuída em todos os países da lusofonia.
O Prémio Literário José Saramago é promovido pela Fundação Círculo de Leitores, com o apoio da Fundação José Saramago, da Porto Editora e da Globo Livros.
A cerimónia de entrega do prémio contou com a presença de todos os membros do júri desta edição, nomeadamente José Luís Peixoto, Prémio Literário José Saramago 2001; Gonçalo M. Tavares, Prémio Literário José Saramago 2005; João Tordo, Prémio Literário José Saramago 2009; Bruno Vieira Amaral, Prémio Literário José Saramago 2015; Pilar del Río, Presidenta da Fundação José Saramago; Guilhermina Gomes, em representação da Fundação Círculo de Leitores e Presidente do Júri; e Nélida Piñon, Membro Honorário.
Nesta cerimónia, os alunos assistiram ainda a uma leitura dramatizada de um excerto da obra Memorial do Convento de José Saramago e a uma leitura expressiva de um excerto da obra premiada Dor Fantasma de Rafael Gallo.
No final, foi-lhes oferecido um livro inédito, de edição limitada, intitulado Centauro e outros contos, constituído por uma coletânea de contos da autoria de cada um dos autores premiados, patrocinado pela Fundação Círculo de Leitores e pela Porto Editora.
Este convite surgiu no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago.