Saramago

PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ SARAMAGO 2022

No dia 14 de novembro, a convite da Porto Editora, seis alunos do 12º ano, acompanhados pela professora Catarina Justino, assistiram à entrega do Prémio Literário José Saramago, que decorreu no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
O escritor brasileiro Rafael Gallo foi o vencedor da 12ª edição do Prémio José Saramago. Foi distinguido pela obra Dor fantasma, que será publicada em Portugal pela Porto Editora e no Brasil pela Globo Livros, e que será distribuída em todos os países da lusofonia.

O Prémio Literário José Saramago é promovido pela Fundação Círculo de Leitores, com o apoio da Fundação José Saramago, da Porto Editora e da Globo Livros.

A cerimónia de entrega do prémio contou com a presença de todos os membros do júri desta edição, nomeadamente José Luís Peixoto, Prémio Literário José Saramago 2001; Gonçalo M. Tavares, Prémio Literário José Saramago 2005; João Tordo, Prémio Literário José Saramago 2009; Bruno Vieira Amaral, Prémio Literário José Saramago 2015; Pilar del Río, Presidenta da Fundação José Saramago; Guilhermina Gomes, em representação da Fundação Círculo de Leitores e Presidente do Júri; e Nélida Piñon, Membro Honorário.

Nesta cerimónia, os alunos assistiram ainda a uma leitura dramatizada de um excerto da obra Memorial do Convento de José Saramago e a uma leitura expressiva de um excerto da obra premiada Dor Fantasma de Rafael Gallo.

No final, foi-lhes oferecido um livro inédito, de edição limitada, intitulado Centauro e outros contos, constituído por uma coletânea de contos da autoria de cada um dos autores premiados, patrocinado pela Fundação Círculo de Leitores e pela Porto Editora.

Este convite surgiu no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print