QUADRO DE VALOR JERÓNIMO USERA

O Quadro de Valor Jerónimo Usera tem como objetivo promover um crescimento harmonioso, dentro do espírito Useriano, humanista e cristão patente no Projeto Educativo do Colégio e reconhecer as aptidões e atitudes dos alunos que tenham evidenciado valor e excelência no domínio cognitivo, cultural, pessoal, social e desportivo. 

A integração no Quadro de Valor é determinada através de um processo de nomeação promovido ao longo do ano letivo.

As nomeações efetuam-se no final dos primeiro e segundo semestres, podendo os mesmos alunos constar da lista de nomeados para o Quadro de Valor ao longo de todo o ano letivo ou apenas num dos referidos momentos, pretendendo-se, deste modo, reconhecer e incentivar nos alunos o esforço para se superarem cada vez mais, para conseguirem mais e melhor. 

No final do segundo semestre, são eleitos os alunos distinguidos em cada domínio, tendo em conta as nomeações anteriormente efetuadas. Aos alunos distinguidos é atribuído um diploma em cerimónia solene, a efetuar no mês de setembro do ano letivo seguinte. 

Assim, o Quadro de Valor Jerónimo Usera distingue os alunos nos seguintes domínios: 

Aproveitamento Escolar

2º Ciclo:

49 pontos

3º Ciclo:

7º ano: 59 pontos
8º ano: 63 pontos

9º ano: 54 pontos

Secundário:

17 valores

Mérito Solidário

Pela dedicação, empenho e exemplo na procura do bem do outro.

Mérito de Participação e/ou Iniciativa

Pela qualidade da participação nas atividades organizadas pelo Colégio e/ou pela promoção de atividades culturais, recreativas ou outras.

Mérito Artístico e Criativo

Pela produção artística de qualidade.

Mérito Desportivo

Pela obtenção de prémios em representação do colégio, evidenciando espírito desportivo.

Com exceção do domínio do Aproveitamento Escolar, a nomeação nos diferentes domínios do Quadro de Valor Jerónimo Usera baseia-se na eleição feita por alunos, professores e auxiliares de ação educativa, proporcionando momentos preciosos de reflexão em conjunto e de autoavaliação. 

Todos os agentes educativos envolvidos com os alunos podem fazer propostas devidamente fundamentadas para o seu acesso ao Quadro de Valor, especificando os motivos, cabendo sempre ao Conselho de Turma fazer a sua análise e emitir a proposta final. 

Nenhum aluno pode ser proposto para o Quadro de Valor, se tiver sido sujeito, nesse ano, a: 

●  alguma medida disciplinar grave;

●  atribuição de nível dois, no 2º e 3º Ciclos, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento;

●  menção de Não Participa, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no ensino Secundário. 

Nas atas dos Conselhos de Turma de final de cada semestre constarão os alunos propostos para o Quadro de Valor Jerónimo Usera, competindo ao Diretor de Turma transmitir essa informação ao respetivo Coordenador de Ciclo, em documento próprio.
A inclusão no Quadro de valor deverá ser inscrita na ficha biográfica do Aluno, após a respetiva homologação, pela Direção Pedagógica.