Da escola que temos, à escola que queremos

Da escola que temos, à escola que queremos

No passado dia 28 de abril, o Colégio do Amor de Deus esteve representado por seis alunos do 10º1A no Fórum presencial da Voz dos Jovens, projeto da Câmara Municipal de Cascais, com o objetivo de colocar os jovens do concelho a refletir sobre os problemas que enfrentam no seu ambiente escolar e a apresentar propostas para os  resolver. Este Fórum contou com a presença da Sra. Presidente do Concelho Nacional de Educação, Maria Emília Brederode Santos, do  Sr. Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e do Sr. Vereador da Educação, Frederico Pinho de Almeida. Foram apresentadas propostas trabalhadas em reuniões online, através do sessões zoom, pelos jovens durante alguns meses, sessões estas que foram divididas por fases até chegar à fase final, o Fórum. Estas propostas estavam divididas em três áreas o Currículo, a Avaliação e as Metodologias. A proposta do CAD chegou até à última fase e esteve presente no documento final, tendo este sido apresentado aos orgãos da Câmara Municipal lá presentes e aprovado por todos os estudantes.

O Fórum iniciou-se com uma breve apresentação, por parte dos moderadores, três presidentes de associações de estudantes de três escolas diferentes, de como iria decorrer a sessão ao longo da manhã. Após as informações, foi a vez do Sr. Presidente da Câmara e dos restantes orgãos presentes discursarem. Estes deixaram uma palavra de força e de esperança numa altura tão difícil como a que vivemos atualmente e parabenizaram os jovens por todo o trabalho realizado até à data.

Após esta introdução, foi altura de apresentar as propostas. O tema “Metodologias” foi apresentado pelo aluno Ricardo Martins, do 10º 1A. Esta apresentação está disponível no Instagram do colégio, @cadcascais. Os 4 restantes quatro alunos presentes eram também do 10º 1A, muito bem acompanhados pelo Professor Bento Oliveira.

Depois de todas as propostas terem sido apresentadas e de um breve intervalo, foi altura de um momento de debate, onde os alunos tiveram “tempo de antena”  para colocar questões a qualquer um dos orgãos presentes, e estas seriam foram respondidas da melhor forma possível.

Contámos ainda com uma atuação do departamento encarregue da pela produção criativa, com um cartaz que continha algumas palavras escritas pelos jovens a definir a Voz dos Jovens.

No fim, procedeu-se à votação de aprovação do documento final, disponível para quem acompanhou via zoom e para quem esteve presente. O documento foi aprovado por unanimidade.

Em nome de todos os alunos presentes e do Colégio Amor de Deus, gostaria de agradecer à Câmara de Cascais, à Cascais Jovem e à Voz dos Jovens pela oportunidade de estarmos presentes num projeto tão gratificante como este.

 

Rui Marques, 10º 1A