1

Segunda-feira da semana V

Nasceu em Madrid em 15 de Setembro de 1810. Aos 14 anos, anunciou ao pai a intenção de se tornar monge.  Foi ordenado sacerdote no dia 20 de setembro de 1834.

Em 1844, vemo-lo a ensinar grego na Universidade de Madrid e era responsável pela educação de dois jovens africanos da ilha de Fernando Pó. Isto encorajou-o a partir como missionário para Fernando Pó entre 1844 e 1846, tornando-se assim o primeiro missionário destas ilhas, mas contraiu uma doença grave que o obrigou a regressar a Espanha.

Em 1849, foi enviado a Cuba e foi nomeado para a catedral de Santiago de Cuba. Desenvolveu uma intensa atividade, especialmente em favor das crianças, dos pobres, dos negros e dos escravos. Para essas atividades, fundou uma escola para mulheres e uma casa de caridade; mas logo percebe que precisa de pessoas com formação específica para as obras entretanto fundadas.

A 27 de abril de 1864, fundou uma congregação de irmãs e abriu sua primeira escola em Toro. Regressou a Cuba e em 1871, as primeiras freiras chegaram à ilha. Para além de todo o trabalho como padre, administrou os hospitais de San Felipe e Santiago e estabeleceu uma sociedade para a proteção de crianças e uma academia tipográfica para meninas. Morreu a 17 de maio de 1891 em Havana, Cuba.

SABES DE QUEM ESTAMOS A FALAR?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print