Nota-Pastoral-2023_-Semana-Nacional-1

Semana Nacional da Educação Cristã

De 1 a 8 de outubro, a Igreja, através da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), promove a “Semana Nacional da Educação Cristã”.

Para a ocasião os bispos da referida Comissão escrevem uma “Nota Pastoral” sob o tema “O Pacto Educativo Global com Deus em prol da Humanidade”, onde recuperam a ideia do Papa Francisco que convoca a humanidade para uma nova aliança, e deixam os desafios para Portugal em início de ano Pastoral e Académico.

Para D. António Augusto Azevedo,  presidente da CEECDF, é fundamental não deixar “esmorecer o impacto da JMJ Lisboa 2023” e desafiou “todos os protagonistas da educação” a voltar “à esperança”, para que cada criança, adolescente e jovem possa “crescer como pessoa aberta e preparada para contribuir para o bem da humanidade e da Casa Comum”.

“Esta é uma ‘Nota Pastoral’ que nos convida a olhar para o Pacto Educativo Global como um importante contributo para uma nova forma, um novo compromisso perante a educação, no qual estão englobados todos os protagonistas, sejam eles os pais, catequistas, professores, formadores e demais adultos”, afirmou.

Sob o tema “O Pacto Educativo Global com Deus em prol da Humanidade” a Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã, quer despertar a sociedade portuguesa para uma necessária “renovação de compromissos comuns” com vista a uma “educação aberta e inclusiva”.

“Este Pacto, proposto pelo Papa Francisco e renovado na JMJ Lisboa 2023, traz consigo um novo estilo que supõe maior atenção, escuta e compreensão” de modo a colocar em prática a fórmula de Francisco que “desafiou os jovens a não ser ‘administradores de medos, mas empreendedores de sonhos’”.

Considerando a “proposta ambiciosa e profética”, D. António Augusto Azevedo considera que Portugal precisa de um “renovado empenho para a educação e para a escola”.

“Depois destes anos onde o nosso sistema educativo, no âmbito publico e privado, passou por períodos turbulentos. O «Pacto Educativo Global» desperta-nos para a necessidade de um novo recomeço, pois a educação deve ser sinal de esperança e lugar onde todos se sintam envolvidos”.

“Todos estão carentes deste entusiamo e desta esperança. Só assim podemos abrir horizontes para que cada um cresça como Pessoa que descobre os seus dons e os coloca ao serviço”, desenvolve.

No início de novo ano pastoral e escolar o presidente da CEECDF convida os educadores cristãos a “sentirem-se envolvidos pelos desafios atuais”.

“Temos, desde logo na catequese, a grande tarefa de implementar o novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias». Trata-se de uma nova forma de estar e realizar a iniciação cristã e novo entendimento para a formação daqueles que serão os cristãos do amanhã. Por outro lado, não podemos deixar de dar alento aos jovens, que participaram na JMJ, para que cresça este dinamismo e sejam cristãos e cidadãos ativos. Isso passa, sobretudo pela escuta ativa e pela efetivação das suas propostas na vida da Igreja”. [Fonte]

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to documentation.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print