SER + RE/VALORIZA-TE

“SER + RE/VALORIZA-TE”, é o mote que está a pautar o percurso educacional das escolas “Amor de Deus”, no presente ano letivo. Desdobrado num conjunto de 10 valores, para serem trabalhados um em cada mês do ano escolar, todos eles visam um maior enriquecimento pessoal e comunitário que passará pela entrega, desinstalação de nós mesmos, dedicação e atenção ao outro, a começar pela Família “Amor de Deus” e a expandir-se noutros contextos em que nos inserimos.

 

Iniciámos a nossa caminhada anual com o ACOLHIMENTO, valor atribuído ao mês de setembro. O acolhimento pode ser feito de mil formas, mas manifestar-se-á sempre em atos concretos. Entre nós, começou por traduzir-se em ambientes limpos e bem preparados; serviços a responder aos desafios próprios de início de ano; educadores de olhos límpidos, conscientes da sua responsabilidade e dispostos à entrega diária; alunos desejosos de encontro amigo e confiante, sedentos da construção de novos saberes; sorrisos trocados efusivamente; relatos dos melhores “contos” das férias; inteligências relacionais em acção; foco no novo; família a acompanhar na expetativa de ver concretizado o valor acrescentado que espera, ao escolher o “Amor de Deus”. Mas o melhor está para fazer. O valor do acolhimento é intemporal. É o alicerce do SER+, o primeiro passo para a revalorização mútua. O acolhimento combate a indiferença; manifesta o respeito pelo nosso semelhante; dá-lhe tempo e espaço, facilita a escuta, intui o que faz falta, toma a iniciativa, potencia a cultura do encontro, transforma-nos de estranhos e desconhecidos em próximos e irmãos. Estamos dispostos a acolher e a ser acolhidos?

 

Este caminho requer COMPROMISSO. É este o nosso valor-desafio para o mês de outubro que agora começa. Qualquer compromisso ultrapassa uma simples promessa, ou desejo, tem implicações práticas. Não basta prometer, idealizando isto ou aquilo. O compromisso é da ordem do realizar. Exige firmeza e perseverança. Como vamos viver este valor? Com que criatividade? Que estamos dispostos a mudar para sermos mais comprometidos? Que o Padre Usera nosso mentor e guia espiritual, homem que soube SER + e re/valorizar-se através do acolhimento ao outro e à sua diferença, e do compromisso com os seus ideais religiosos e educativos, nos impulsione a viver com coragem e determinação estes valores na nossa escola e nos nossos ambientes.

 

Irmã Natália Santos

Diretora geral

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print