«SOS – O Mundo Precisa de Ti»

«SOS O Mundo Precisa de Ti» foi e continua a ser uma expressão do que se passa à nossa volta. Perto ou longe, e o longe torna-se perto, a cada minuto, através dos media, é este o grito que ouvimos e ao qual gostaríamos de responder, mas que muitas vezes consideramos impossível, por não sabermos como fazê-lo, no turbilhão das nossas vidas tão preenchidas de tudo.

Com efeito, as nossas vidas têm tudo. Tudo o que a de tantos outros não tem. Trabalho, casa, alimento, segurança, harmonia, paz.

Há cerca de um ano, concretamente no dia 15 de novembro de 2015, alunos e educadores do Colégio do Amor de Deus, apoiados por tantas outras pessoas, jornalistas, músicos, artistas e não só, gente de boa vontade, generosa e consciente da sua cidadania, tornaram possível a realização do Concerto Solidário «SOS O Mundo Precisa de Ti».

Esta iniciativa teve, como foi do conhecimento de toda a Comunidade Educativa, o objetivo de angariar fundos que contribuíssem para as despesas inerentes ao acolhimento de famílias europeias refugiadas que, em breve, chegariam ao Concelho de Sintra.

Na Eucaristia de Natal, que teve lugar há cerca de um mês no Pavilhão do Colégio, foi apresentado um vídeo, publicado no final desta notícia, que sintetiza o processo de acolhimento da primeira família, os Anadani, que permaneceu durante cerca de seis meses em Algueirão.

É gratificante saber quem são e como saíram mais fortalecidos e organizados desta estadia no nosso país, rumo à Alemanha, onde foram juntar-se à restante família aí acolhida. Podemos conhecer toda a narrativa do percurso desta família, que nos foi facultada pela Plataforma COMunidade, e ouvir o testemunho da equipa de técnicos e voluntários que acompanhou esta família síria.

Entretanto, já esta semana, no dia 1 de fevereiro, a Plataforma COMunidade uma nova família, que será alojada na mesma casa onde antes esteve a família Anadani.

A família Hussein, mãe e duas filhas, de 6 e 16 anos, foi recebida por cinco voluntários, representantes da Plataforma COMunidade (CPSAMMM Centro Social Paroquial de Algueirão Mem Martins e Mercês, Ser Alternativa e Associação Juvenil Ponte).

«Chegaram bem, mas muito cansadas. Após uma primeira interação muito tímida, à chegada a casa a grande preocupação era existir ou não Internet para comunicar com a família. Como não há, por enquanto, foi no Centro Paroquial para usaram a rede WiFi e falaram com a família, ainda em Damasco. Aí descontraíram bastante.»

«Tal como no caso da família Anadani, o apoio do CAD, obtido no concerto “SOS: O Mundo Precisa de Ti” vai ser muito, muito importante para estes primeiros tempos, até que os apoios oficiais do SEF cheguem.»

Uma vez mais, muito obrigada a TODOS os que tornaram possível esta missão.

SOS. O Mundo Precisa de Ti

Ana Catalão