Os trabalhos patentes nesta exposição foram realizados durante o ano letivo de 2017 / 2018 por alunos do 1ºciclo, do 5ºano ao 9ºano (nas disciplinas de Artes Plásticas e Educação Visual) e alunos do 10º, 11º e 12º ano do curso de Artes (nas disciplinas de Desenho A e Oficina de Artes). Todos os trabalhos foram produzidos nas aulas e são resultado das propostas feitas pelos professores, no âmbito dos currículos nacionais das diferentes disciplinas.
No Colégio do Amor de Deus, acreditamos que o trabalho continuado ao longo dos anos é facilitador do sucesso escolar e por isso, desde cedo, atuamos com vista ao futuro, no sentido de ajudar os alunos a aperfeiçoar as suas capacidades no domínio das artes plásticas, contribuindo assim para melhorar a sua educação e perceção visual. Somos exigentes, tanto na qualidade e na expressão, como também na capacidade de produzir diferentes interpretações, nunca esquecendo o sentido crítico. É para nós importante a boa utilização dos materiais, bem como a boa aplicação da criatividade. Trabalhamos a competência técnica para, paralelamente, podermos motivar o processo criativo. Na maioria dos trabalhos, é explorado o desenho e a sua expressão, o desenho à vista, o desenho analítico e a pintura, onde a expressão, a qualidade da mancha e do traço, a composição e a aplicação de texturas, são alguns dos conteúdos privilegiados, bem como a experimentação de técnicas mistas, desde colagens, composições através de variadas combinações matérias, desde trabalhos criados a partir de diferentes programas gráficos (novas tecnologias) e muitos outros.
Uma das principais ferramentas para o sucesso do Secundário de Artes, é a continuada utilização do Diário Gráfico, onde o treino diário é fundamental para adquirirem as competências desejadas. A maioria destes diários bem como todos os outros trabalhos (em que os originais não podem ser expostos) estão representados através de impressões reduzidas ou na nossa pagina de Facebook ARTES CAD CASCAIS.
Como materiais atuantes para a aplicação das técnicas acima mencionadas, são usados as grafites, carvão, canetas caligráficas, esferográficas, aparos, tinta da china, aguarelas, pastéis de óleo, lápis de cor, sépias, patines, acrílicos, colas, etc. …bem como produção e edição gráfica de imagem através de programas digitais gráficos.
Para além dos projetos acima referidos existe um que tem sido para nós muito especial, onde os alunos do Secundário de Artes têm expressado anualmente a sua criatividade, é o momento das Artes no Sarau Anual do Colégio. É uma representação onde os elementos visuais, a musica e a dança se têm fundido num momento de palco, onde participam todos os alunos numa forma muito criativa e organizada. Os temas desta apresentação/atuação têm sido sempre relacionados com o tema anual da escola e inserido Festa Anual, sempre de cariz cristão, sobretudo humano e social. Este momento é preparado durante o ano nas aulas, sendo alvo de avaliação no contexto das disciplinas de Desenho A e de Oficina de Artes. Os alunos produzem os cenários, os fatos e adereços, bem como cantam e tocam instrumentos. Criam as suas próprias coreografias exploradas na dança como na expressão corporal. Todo este processo tem produzido efeitos muito criativos e especialmente interessantes tanto a nível visual como a nível de conceito.
Os trabalhos dos alunos e a sua notória qualidade são reflexos da insistência, da paciência e de tempo, mas também do bom ambiente vivido em sala de aula. É este o espírito que defendemos! Sabemos que não estamos a formar só artistas mas sim pessoas, que para além de outras competências essenciais, tenham também a capacidade de criar objetos visuais com bom gosto e qualidade e, sobretudo, que gostem de os produzir.
Departamento de Artes CAD