CELEBRAÇÃO DA SEMANA / DIA DA EUROPA 2021 A PONTE DE MIM PARA O OUTRO

CELEBRAÇÃO DA SEMANA / DIA DA EUROPA 2021 A PONTE DE MIM PARA O OUTRO

No presente ano letivo evocamos a ponte como ponto de partida para as nossas atividades enquanto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.

Durante toda a semana que precedeu o Dia da Europa, celebrado a 9 de Maio de cada ano, os nossos embaixadores juniores desenvolveram um conjunto alargado de actividades, subordinado ao tema da ponte de mim para o outro.

Em todos os objetivos e valores da União Europeia sobressai a imagem de edificadora de pontes – entre indivíduos, entre culturas e maneiras de pensar, entre países. Para que possamos estar unidos na diversidade e para viver numa sociedade em que prevalecem a inclusão, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a não discriminação, necessitamos estender a mão, abrir caminhos e construir estruturas para ultrapassar obstáculos.

A União Europeia estabelece pontes ao promover a paz, ao favorecer o desenvolvimento sustentável, ao reforçar a solidariedade e a coesão económica, social e territorial, ao lutar contra a exclusão social e a discriminação, ao respeitar a diversidade cultural e linguística, nas suas relações comerciais com o resto do mundo, ou nos seus esforços em prol da paz, da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos – saibamos nós reconhecer e honrar esse património, contribuindo, quotidianamente, para a sua construção.