Nos passados dias 1 e 2 de Outubro, os alunos da área de Ciências e Tecnologias, do Secundário do Colégio do Amor de Deus, deslocaram-se em visita de estudo à cidade de Coimbra.
O objetivo principal da visita foi o de conhecer a famosa Universidade de Coimbra, tendo em vista informar os alunos sobre os vários cursos que aí são ministrados e, de certa forma, mostrar que num futuro próximo irão ter mais possibilidades, para além das Universidades em Lisboa. Assim, foi possível visitar os diversos departamentos da universidade, contactar com estudantes e professores universitários, assistir a algumas palestras, visitar laboratórios e assistir a demonstrações de alguns trabalhos de investigação que estão a ser levados a cabo, por exemplo, o desenvolvimento de um novo material, o grafeno, que tem a espessura de um décimo de um fio de cabelo humano, mas que pode suportar uma massa de duas toneladas! Os alunos foram divididos em grupos tendo, os alunos de Biologia visitado o departamento de Botânica e de Geologia e os alunos de Geometria visitado os departamentos de Química e de Física. Os alunos do 12º ano tiveram ainda a oportunidade de conhecer a Faculdade de Medicina.
No final do jantar do primeiro dia, tivemos a agradável surpresa de presenciar a atuação de um grupo de universitários, com as suas famosas Tunas Académicas. Registámos com agrado o espírito e a alegria dos mesmos, na representação da sua Universidade.
Esta visita foi uma mais-valia para todos nós, uma vez que nos proporcionou dados adicionais para refletir sobre o nosso futuro e, de certa forma, nos abrir as portas à possibilidade de esse futuro passar pela Universidade de Coimbra. Foi uma visita muito enriquecedora onde, para além de termos aprendido mais sobre os cursos que poderemos vir a escolher, de nos abrir o espírito para “outro mundo”, disfrutarmos de vários momentos de convívio, com colegas, professores e todos aqueles que nos acompanharam.
Fomos muito bem recebidos pela Universidade, que também elogiou a escola pelo empenho e bom comportamento que os alunos desempenharam ao longo de toda a visita.
Inês Brou e Rita Gomes, alunas dos 10º Ano