WhatsApp Image 2021-10-30 at 22.06.22

Visita de estudo do 10º4 Artes

No dia 26 de outubro de 2021, a turma do 10º ano de artes dirigiu-se ao centro de Cascais, com alguns professores, para conhecer um pouco mais sobre a cultura deste belíssimo concelho.
O dia começou cedo. Pelas nove horas, lá estávamos nós reunidos em frente à Casa das Histórias da Paula Rego, esperando, ansiosamente, pela chegada dos restantes colegas. Antes de começar a nossa “volta cultural”, decidimos dar um saltinho ao Parque Marechal Carmona.
Distraídos com os patinhos bebés e com as “selfies”, o tempo passou numa correria e já eram horas de começarmos as visitas. As turmas foram divididas em dois grupos, onde um visitaria primeiro o Centro Cultural de Cascais e o outro a Casa das Histórias da Paula Rego.
Eu, pessoalmente, gostei mais de visitar a Casa das Histórias da Paula Rego. Esta minha opinião não está obviamente relacionada com o local ou com a simpatia e profissionalismo da guia que conduziu a visita, mas sim com o tema da exposição. As obras que estavam expostas não eram da própria Paula Rego, mas sim de outros artistas dos anos 60. Estes quadros estão muito relacionados com a posição da mulher nesta época. Uma época em que a mulher vivia na “sombra” do seu marido, em que a mulher era apenas vista como mãe, dona de casa ou até um objeto. Achei interessante a capacidade que estes artistas demonstravam de apelar à emoção e chamar a atenção para este problema que, apesar de ter tido bastantes avanços, se prolonga até aos dias de hoje.
Depois destas brilhantes exposições, o almoço era o assunto principal. Um momento de convívio entre todos, que passou, novamente, demasiado depressa.
À tarde, o arborismo envolveu um pouco mais de esforço para alguns. Eu achei muito engraçado ver-me a mim e aos meus colegas (e até alguns professores) todos pendurados nas árvores, a ajudar-nos mutuamente, a enfrentar os obstáculos e os nossos medos.
Foi um dia especial, onde me pude aproximar mais dos meus colegas e professores fora do ambiente escolar e espero que possam haver mais saídas de turma como esta.

Joana Cabral – 10°4A

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print